Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mês do Meio Ambiente

Durante este mês do meio ambiente, realizamos duas oficinas, a primeira dia 21 de junho no Bosque Municipal  Rangel Pietraróia em Marília SP, e no dia 22 na escola E. E. Maria Cecilia Ferraz de Freitas em Marília SP. 
No Bosque Municipal Estivemos no Centro de Educação Ambiental, estava  presente a E. M. E. F. prof. Myrthes Pupo de Negreiros, também de Marília SP.Crianças de da 5ª serie do ensino fundamental, tiveram a oportunidade de conhecer projetos do centro de Educação Ambiental, onde a intensão  é fazer com que as crianças criem o abito  de reciclar. Para este projeto recebemos o convite para fazer uma oficina de de artesanato utilizando o filtro de cafe usado como produto reciclado. Os 39 alunos presentes com idade de 8 anos as prof. Elizabeth e Roberta puderam apreciar peças revestidas com filtro de cafe usado pelo Ateliê - Agostini e Pavelqueires, e todos receberam uma peça para revestir.



 Agradecemos ao Centro de Educação Amabiental de Marilia atraves da Mirela e Maud que convidou o Ateliê - Agostini e Pavelqueires, para esta oficina e estamos sempre a disposição.
Lembramos também que ja realizamos varias exposições no Bosque Municipal em agosto de 2008 e as fotos podem vestas neste blog pesquisando publicações de 2008.
E o encerramento do Mes do Meio Ambiente será dia 29 as 10:00hs, com a presença dos organizadores, autoridades e parceiros deste projeto.


Outra Oficina no mês do Meio Ambiente foi na Escola Maria Cecilia Ferraz de Freitas que apresentou para a impressa um projeto de aquecedor solar.


PROJETO SUSTENTABILIDADE

Economizando gás e energia: aquecedor solar de PET – SE EU FAÇO, EU APRENDO!

             No ano de 2012 a Escola Estadual Prof.a Maria Cecília Ferraz de Freitas, situada na Regional de Marilia – SP,  decidiu trabalhar o tema “sustentabilidade”, pois além de ser um tema que todo ano a escola dá ênfase – a necessidade de cuidar do meio ambiente – sendo um termo novo, que esta sendo muito usado na mídia, e os alunos precisavam entender o significado dele.
            Em reunião de Planejamento, várias ações foram sendo mencionadas pelos professores, que podem culminar em algo mais amplo, pois tem a ver com mudanças no comportamento sócio-econômico das famílias, visto muitos projetos com foco na utilização de resíduos recicláveis têm sustentado famílias inteiras. Haja visto a Cootracil – Cooperativa dos Catadores de Lixo de Marília, que mantém uma equipe de catadores somente com a coleta desses resíduos. Vários professores declararam já trabalhar , junto com seus alunos, esse tema. Já fizeram pesquisas e foi demonstrado aos alunos que atitudes são necessárias para que a natureza seja preservada a todo custo! Despertou-me interesse uma idéia do Prof. Anderson, de Filosofia, que sugeriu a confecção de aquecedores solares.
            Levei a idéia para meus alunos de 8ª. Série e fomos ao laboratório de informática para pesquisarmos sobre o assunto. Encontramos um site bem interessante que detalha a confecção do aquecedor (http://www.youtube.com/watch?v=-u4VhtI53Ik ). A partir dos dados oferecidos nesse e em outros sites, os alunos começaram a coletar material para fazermos o aquecedor.
Fonte: Prof. Sonia Petitto
Durante a apresentação para imprensa realizamos a oficina com filtro de cafe usado com os 40 alunos presentes cade um fez o revestimento de uma peça. Antes da oficina a pedido da prof. Sonia Petitto realizei a apresentação deste blog para os alunos mostrando a evolução do nosso trabalho desde 2007 e os produtos do Ateliê - Agostini e Pavelqueires
Na foto abaixo entrevista ao Jornal Correio Mariliense, ao fundo prof. Sonia Petitto, breve outras fotos desta oficina










Agradecemos a Prof. Sonia Petitto pelo convite, a Prof. Maísa diretora da escola, a prof Mirthis Coordenadora, Prof. Elizabeth Gaioto e parabenizamos a todos os alunos pelo projeto sustentável e sucesso.

 Mais informaçoes e fotos  sobre as oficinas, Centro de Educação Ambiental e o  Jornal Correiro Mariliense:

www.ceamarilia.blogspot.com

www.correiomariliense.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário