Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Publicação no Jornal da Manhã

Matéria exibida no Jornal da Manhã de Marilia SP, em 12 de Sembro de 2008 no caderno 2 sobre o Ateliê - Agostini e Pavelqueires.

"Ateliê Agostini & Pavelqueires expõe artesanato feito com reciclagem de filtros de café.
Além dos trabalhos de Dagoberto Corrêa, a exposição de artes plásticas em comemoração à semana de aniversário do Esmeralda Shopping conta com uma mostra bastante original do ateliê comandado pelo casal de artesãos Laércio Agostini Garcia e Sandra Pavelqueires.
“Além de prestigiar o sentido estético da arte da reciclagem, procuramos através do nosso trabalho de reciclagem de filtros de café, valorizar e estimular as ações ligadas ao reaproveitamento com uma visão de contribuição social, através das exposições e divulgações do nosso trabalho”, diz Sandra, acrescentando: “ Nosso gosto pelo artesanato surgiu a pouco mais de um ano quando vimos pela TV uma pessoa falando e dando dicas de como fazer artesanato com o Filtro de Café descartável, juntamos alguns filtros e depois disso, não paramos mais, revestindo madeiras, vidros, plásticos, entre outros materiais”.
“O mais gratificante é a curiosidade das pessoas, quando apresentamos os nossos produtos e dizemos que são revestidos com filtro de café descartável, as pessoas parecem não acreditarem e dizem que as peças parecem com couro ou madeira envelhecida. Pegam as peças, cheiram e ficam surpresas com nossa técnica. Porém, não usamos couro e sim madeiras, que normalmente são MDF ou retalhos de madeiras. Até mesmo o verniz que usamos é sem cheiro e à base de água. Estamos muito contentes em desenvolver uma técnica que além de nos proporcionar prazer, lucros, sabemos que esses filtros poderiam estar sendo jogados em aterros sanitários ou qualquer outro lugar, assim, temos a certeza de estarmos colaborando para a proteção da natureza,” conta Laércio.
“Juntamos quase quinhentos filtros ao mês, entre doações ou trocas, sendo recolhidos em nosso local de trabalho e fornecidos por pessoas amigas. Existem pessoas que fazemos a troca, nos trazem os filtros usados e levam novos, assim podemos atender a todos os pedidos e participar de feiras e exposições em toda a região”, acrescenta Sandra.
Como o trabalho cresceu rapidamente, os artesãos resolveram reservar um espaço em sua casa, o Ateliê Agostini & Pavelqueires, desenvolvendo uma marca e um blog (www.artesanatosap.blogspot.com) com fotos dos produtos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário